Esta porção original do Muro de Berlim com 1.316km é provavelmente a maior e mais antiga galeria de arte ao ar livre do mundo.
Criada em 1990 com 118 pinturas de artistas de 21 países diferentes, foi restaurada em Maio de 2009 e envolta em polémica após 8 dos artistas originais se terem recusado a refazer as suas pinturas.
A pintura mais conhecida do Muro é a 'Mein Gott, hilf mir, diese tödliche Liebe zu überleben', pintada por Dmitri Vrubel e baseada numa fotografia de 1979, onde Leonid Brezhnev, Secretário Geral do Partido Comunista da União Soviética, e Erich Honecker, Secretário Geral do Partido Democrático Alemão, comemoram o 30º aniversário da fundação da República Democrática Alemã.
A ver também a pintura com o slogan 'Many small people, who in many small places, do many small things, can alter the face of the world'.
O impacto psicológico deste monumento é, na minha opinião, impressionante, e acho que ninguém lhe deveria ficar indiferente.
O que pode ser admirado actualmente como um símbolo de liberdade de expressão era há pouco mais de vinte anos um símbolo de separação, de medo, de repressão.
Hoje, a Guerra Fria é apenas mais um capítulo nos livros de História.
Hoje, o Muro já não é Frio.
Está pintado de cores, de palavras, de alegria. De esperança.




Sem comentários:
Enviar um comentário