23.9.11


A Brandenburger Tor foi construída de 1788 a 1791. Desenhada por Carl Gotthard Langhans, foi baseada na Propylaea, a porta de entrada da Acrópole. É a única porta ainda visível actualmente das 18 existentes. É encimada por uma escultura de uma quadriga, esculpida por Johann Gottfried Schadow, e composta por um coche pilotado pela deusa romana Vitória. 

 Em 1806, após a derrota da Prússia, Napoleão levou a quadriga para Paris, só tendo sido recuperada em 1814 após a ocupação de Paris pelo General Pfuel. Nesta altura, foi adicionada na escultura uma cruz de ferro, símbolo da superioridade da Prússia. Apenas a Família Real podia atravessar o arco central, bem como a família Pfuel. 

Juntamente com a Academy Of Fine Arts, era o único edifício restante na Pariser Platz após o final da 2ª Guerra Mundial, embora estivesse severamente danificada. Encerrada em 1961 após a construção do Muro de Berlim, reabriu a 22 de Dezembro de 1989 e foi restaurada de 2000 a 2002. 

 
Ronald Reagan fez neste local, em 1987, o conhecido discurso ‘General Secretary Gorbachev, if you seek peace, if you seek prosperity for the Soviet Union and Eastern Europe, if you seek liberalization: Come here to this gate! Mr. Gorbachev, open this gate! Mr. Gorbachev, tear down this wall!’

Na Pariser Platz há ainda a salientar o DZ Bank, cujo átrio foi projectado por Frank Gehry, e o Hotel Adlon, que já albergou Charlie Chaplin, Greta Garbo, Bill Clinton e Michael Jackson.

Sem comentários:

Enviar um comentário