6.10.11


Desenhado por Friedrich Stuler e construído entre 1843 e 1855, o Neues Museum foi encerrado pelos nazis em 1939 e ficou muito danificado nos bombardeamentos da 2ª Guerra Mundial. A reconstrução foi projectada pelo arquitecto britânico David Chipperfield e o museu reabriu em 2009, albergando a colecção egípcia e a colecção pré-histórica.

De salientar o famoso busto da rainha egípcia Nefertiti, que data de 1360 a.c e que foi descoberto em 1912, o busto da Rainha Tiy e a Passagem Monumental de Kalabasha, construída pelo Imperador Augusto em 30 a.c.

Apesar de não sermos apreciadores de arte pré-histórica, tínhamos altas expectativas em relação ao Neues Museum e ficámos um pouco desapontados. O edifício em si está muito bonito e tem uma arquitectura no mínimo original uma vez que, apesar de ter sido reconstruído, não pretende esconder os danos que o museu sofreu durante a 2ª Guerra Mundial. No entanto, não achámos a colecção interessante - pelo menos em comparação com os outros museus que visitámos na Museuminsel.

Sem comentários:

Enviar um comentário